Informações sobre este blog

Este blog não tem carater prescritivo.

Trata-se apenas do relato da experiência de um aborto natural.


quinta-feira, 30 de junho de 2011

A espera ...

Quando uma gravidez deixa de evoluir, há duas possibilidades: esperar que o embrião seja expelido naturalmente ou partir para a curetagem.

Lí muito sobre os dois processos e suas consequências.

A curetagem é um tipo de cirurgia. Muito comum em processos de aborto e pós-parto, tem a finalidade de remover todos os vestígios gestacionais, como placenta, coágulos, embrião, etc. O paciente dá entrada na internação de um hospital, é sedado com anestesia geral e já acorda na cama. O processo consiste na raspagem do útero com uma cureta, uma espécie de cunha.
Como todo processo cirúrgico tem seus pós e contras.
O lado bom da curetagem é o encerramento da gravidez. Você se interna, realiza a curetagem e vai pra casa no mesmo dia. A gravidez acabou, o embrião foi retirado e sua vida voltará ao normal.
O lado ruim da curetagem é que toda cirurgia envolve risco, e se não for bem feita pode deixar sequelas, como a colagem das paredes do útero, deformidades e até perfuração.
Como a perda de um bebê envolve emoções e sentimentos muitas mulheres não conseguem esperar a eliminação natural e aderem a curetagem. Muitos hospitais particulares induzem suas pacientes na realização da curetagem como procedimento padrão para o encerramento de uma gravidez, a fim de evitar infecções. Os hospitais ganham com estes procedimentos por isso é algo tão usual.

Uma gestação que se encerra no primeiro trimestre tem 95% de chances de ser expelida naturalmente.

Como funciona nosso corpo?

Primeiro, como toda pessoa é diferente da outra, as reações não são idênticas, a tolerância a dor e o nível de dor são diferentes, o nível de sangramento varia e não existe um padrão idêntico a todas as mulheres, tudo dependerá da sua natureza.

Como era minha primeira getação optei pela expulsão natural.

Hoje fez 15 dias do último ultrasom. Minha médica receitou um remédio chamado Ergotrate, usado no tratamento pós parto para evitar hemorragias. Por ser uma droga ocitócica ela provoca constrações no útero a fim de ajudar a expelir todo o conteúdo da gravidez. Não é uma droga abortiva, apenas auxilia na limpeza natural do útero.
Lí relatos de que alguns hospitais, quando diagnosticado aborto retido, induz a expulsão com Cytotec. Este medicamento é extremamente agressivo e causa hemorragia.

Minha médica disse que o fato do útero estar fechado, a incidência de infecção é mínima, desde que evitemos relações sexuais durante esse processo. Apenas em alguns raros casos o bebê entra e processo de mumificação. A hipótese de uma grangrena é descartada no promeiro trimestre da gestação, pois o feto ainda não estava formado. Caso a interrupção da gravidez ocorra após o primeiro trimestre, é recomendado a curetagem imediatamente, pois o feto começa a se decompor e pode gerar infecção.

Assim que comecei a administração do Ergotrate, comecei a ter pequenas cólicas esporádicas, peincipalmente a noite, estou tendo um corrimento meio cor de café-com-leite com alguma sujeirinha o que indica que o remédio está fazendo efeito.

Perguntei para minha médica sobre o tempo para explusão e isso pode variar muito, chegando no máximo há 2 meses da data em que o desenvolvimento cessou. No meu último ultrasom há 15 dias atrás constava um pequeno descolamento do saco gestacional, mas até o presente momento ainda não expeli.

Perguntei qual seria a sensação, se doiria muito, se seria semelhante a dor de parto e ela me disse que novamente depende de cada mulher. Algumas sentem muitas dores durante o processo de descolamento do saco gestacional (pois no primeiro trimestre ainda não tem placenta formada), algumas sentem cólicas razoáveis e outras nem sentem sua explusão. Raramente se nota um feto, porque o embrião tem em torno de 2 cm e deve ser expelido como um coágulo, bem parecido com os que surgem com a menstruação. Me preveniu que o processo de sangramento e total limpeza pode chegar a 30 dias, e será normal se vier semelhante ao fluxo menstrual. Caso o fluxo seja intenso pode ser hemorragia e deve-se procurar imediatamente um hospital.

Bom, em uma semana repetirei o ultrasom para checar a evolução da explusão.

Após o sangramento que é classificado como uma limpeza, deve esperar pelo ciclo menstrual que pode demorar e passar de 28 dias, sendo normal. Muito cuidado nessa fase porque com o útero limpo a probabilidade de uma nova gestação é grande, porém o corpo não estará preparado e fortificado para este novo embrião, sendo saudável uma tentativa após 3 ciclos menstruais.

As questões acima foram esclarecidas pela minha médica, não sendo ainda minha experiência pessoal. Nas próximas postagens irei escrever sobre o minha evolução.

4 comentários:

  1. Olá... Estou vivendo o mesmo drama que vc viveu, descobri na sexta-feira passada que o coraçãozinho do meu bebê parou de bater,eu estava com 7 semanas. O pior é que eu já tinha visto bater num ultrassom anterior. Agora estou esperando meu corpo expelir, não quero fazer curetagem, pq quero tentar de novo o mais breve possível! Já estou com 35 anos. O seu blog foi muito esclarecedor, me emocionei com a sua história pq se parece muito com a minha. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras... Penso como vc. Acho muito comodo indicarem logo um procedimento lucram com a nossa dor... Meu corpo esta expelindo direitinho e faz 4 dias que aconteceu comigo. Bola pra frente e sem ansiedade pra tentar novamente... Mais uma vez obrigada pelas palavras, muito esclarecedor seu blog...

    ResponderExcluir
  3. Eu tive um aborto espontâneo há 3 anos e meio. Má formação do feto. Expeli o feto e o saco gestacional em menos de 2 semanas depois do 1º sangramento. Foi dolorido física e psicológicamente. Mas minha obstetra preferiu esperar e não fazer a curetagem. Me liberou para tentar novamente depois que menstruei normalmente e hoje tenho uma linda menina de 1 ano e meio. E vou tentar mais um... ;)

    ResponderExcluir
  4. tive um aborto retido com 7 messes do meu pedro
    passei porum parto normal e curetagem essas duas coisas
    ai conclusao hematoma no utero passando 3 ou 4 messes engravidei de novo mais perdi aborto retido de novo com 2 messses passei porum curetagem quero muito engravida de nvo mais tenho medo

    ResponderExcluir