Informações sobre este blog

Este blog não tem carater prescritivo.

Trata-se apenas do relato da experiência de um aborto natural.


quinta-feira, 30 de junho de 2011

A espera ...

Quando uma gravidez deixa de evoluir, há duas possibilidades: esperar que o embrião seja expelido naturalmente ou partir para a curetagem.

Lí muito sobre os dois processos e suas consequências.

A curetagem é um tipo de cirurgia. Muito comum em processos de aborto e pós-parto, tem a finalidade de remover todos os vestígios gestacionais, como placenta, coágulos, embrião, etc. O paciente dá entrada na internação de um hospital, é sedado com anestesia geral e já acorda na cama. O processo consiste na raspagem do útero com uma cureta, uma espécie de cunha.
Como todo processo cirúrgico tem seus pós e contras.
O lado bom da curetagem é o encerramento da gravidez. Você se interna, realiza a curetagem e vai pra casa no mesmo dia. A gravidez acabou, o embrião foi retirado e sua vida voltará ao normal.
O lado ruim da curetagem é que toda cirurgia envolve risco, e se não for bem feita pode deixar sequelas, como a colagem das paredes do útero, deformidades e até perfuração.
Como a perda de um bebê envolve emoções e sentimentos muitas mulheres não conseguem esperar a eliminação natural e aderem a curetagem. Muitos hospitais particulares induzem suas pacientes na realização da curetagem como procedimento padrão para o encerramento de uma gravidez, a fim de evitar infecções. Os hospitais ganham com estes procedimentos por isso é algo tão usual.

Uma gestação que se encerra no primeiro trimestre tem 95% de chances de ser expelida naturalmente.

Como funciona nosso corpo?

Primeiro, como toda pessoa é diferente da outra, as reações não são idênticas, a tolerância a dor e o nível de dor são diferentes, o nível de sangramento varia e não existe um padrão idêntico a todas as mulheres, tudo dependerá da sua natureza.

Como era minha primeira getação optei pela expulsão natural.

Hoje fez 15 dias do último ultrasom. Minha médica receitou um remédio chamado Ergotrate, usado no tratamento pós parto para evitar hemorragias. Por ser uma droga ocitócica ela provoca constrações no útero a fim de ajudar a expelir todo o conteúdo da gravidez. Não é uma droga abortiva, apenas auxilia na limpeza natural do útero.
Lí relatos de que alguns hospitais, quando diagnosticado aborto retido, induz a expulsão com Cytotec. Este medicamento é extremamente agressivo e causa hemorragia.

Minha médica disse que o fato do útero estar fechado, a incidência de infecção é mínima, desde que evitemos relações sexuais durante esse processo. Apenas em alguns raros casos o bebê entra e processo de mumificação. A hipótese de uma grangrena é descartada no promeiro trimestre da gestação, pois o feto ainda não estava formado. Caso a interrupção da gravidez ocorra após o primeiro trimestre, é recomendado a curetagem imediatamente, pois o feto começa a se decompor e pode gerar infecção.

Assim que comecei a administração do Ergotrate, comecei a ter pequenas cólicas esporádicas, peincipalmente a noite, estou tendo um corrimento meio cor de café-com-leite com alguma sujeirinha o que indica que o remédio está fazendo efeito.

Perguntei para minha médica sobre o tempo para explusão e isso pode variar muito, chegando no máximo há 2 meses da data em que o desenvolvimento cessou. No meu último ultrasom há 15 dias atrás constava um pequeno descolamento do saco gestacional, mas até o presente momento ainda não expeli.

Perguntei qual seria a sensação, se doiria muito, se seria semelhante a dor de parto e ela me disse que novamente depende de cada mulher. Algumas sentem muitas dores durante o processo de descolamento do saco gestacional (pois no primeiro trimestre ainda não tem placenta formada), algumas sentem cólicas razoáveis e outras nem sentem sua explusão. Raramente se nota um feto, porque o embrião tem em torno de 2 cm e deve ser expelido como um coágulo, bem parecido com os que surgem com a menstruação. Me preveniu que o processo de sangramento e total limpeza pode chegar a 30 dias, e será normal se vier semelhante ao fluxo menstrual. Caso o fluxo seja intenso pode ser hemorragia e deve-se procurar imediatamente um hospital.

Bom, em uma semana repetirei o ultrasom para checar a evolução da explusão.

Após o sangramento que é classificado como uma limpeza, deve esperar pelo ciclo menstrual que pode demorar e passar de 28 dias, sendo normal. Muito cuidado nessa fase porque com o útero limpo a probabilidade de uma nova gestação é grande, porém o corpo não estará preparado e fortificado para este novo embrião, sendo saudável uma tentativa após 3 ciclos menstruais.

As questões acima foram esclarecidas pela minha médica, não sendo ainda minha experiência pessoal. Nas próximas postagens irei escrever sobre o minha evolução.

37 comentários:

  1. Olá... Estou vivendo o mesmo drama que vc viveu, descobri na sexta-feira passada que o coraçãozinho do meu bebê parou de bater,eu estava com 7 semanas. O pior é que eu já tinha visto bater num ultrassom anterior. Agora estou esperando meu corpo expelir, não quero fazer curetagem, pq quero tentar de novo o mais breve possível! Já estou com 35 anos. O seu blog foi muito esclarecedor, me emocionei com a sua história pq se parece muito com a minha. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas palavras... Penso como vc. Acho muito comodo indicarem logo um procedimento lucram com a nossa dor... Meu corpo esta expelindo direitinho e faz 4 dias que aconteceu comigo. Bola pra frente e sem ansiedade pra tentar novamente... Mais uma vez obrigada pelas palavras, muito esclarecedor seu blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esmeriane SerraEspirito Santo.show.estou aprendendo.nove Semanas e o coração. Parou.e colo fechado. E meu coração. Triste.ms a esperança.gostei. muito fiquei mais tranquila.

      Excluir
    2. Esmeriane SerraEspirito Santo.show.estou aprendendo.nove Semanas e o coração. Parou.e colo fechado. E meu coração. Triste.ms a esperança.gostei. muito fiquei mais tranquila.

      Excluir
  3. Eu tive um aborto espontâneo há 3 anos e meio. Má formação do feto. Expeli o feto e o saco gestacional em menos de 2 semanas depois do 1º sangramento. Foi dolorido física e psicológicamente. Mas minha obstetra preferiu esperar e não fazer a curetagem. Me liberou para tentar novamente depois que menstruei normalmente e hoje tenho uma linda menina de 1 ano e meio. E vou tentar mais um... ;)

    ResponderExcluir
  4. tive um aborto retido com 7 messes do meu pedro
    passei porum parto normal e curetagem essas duas coisas
    ai conclusao hematoma no utero passando 3 ou 4 messes engravidei de novo mais perdi aborto retido de novo com 2 messses passei porum curetagem quero muito engravida de nvo mais tenho medo

    ResponderExcluir
  5. Minha gravidez foi interrompida com 7 semanas(o feto não se desenvolveu mais), estou a 11 dias com sangramento. Ontem realizei uma eco onde foi contatado resíduos ainda no útero, porém localizados na saída. Minha médica queria que eu fizesse uma curetagem imediatamente, eu resolvi esperar mais um pouco para dar um tempo do meu corpo terminar o serviço. Espero que até semana que vem esteja tudo limpo.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Descobri hoje que tive um aborto com_8semanas ..Meu medico pediu p mim fazer a curetagem..mais qüero esperar p ver se sai sozinho..ja to sangrando com coagulö .o qüe vcs acham😩

    ResponderExcluir
  8. Bom tive um sangramento forte no dia 07 de setembro. Nem desconfiava de gravidez. Veio bastante coágulo. Sangrei o dia todo. Como meu pai estava internado não dei importância ao que aconteceu. Depois de 22 dias desse sangramento senti uma forte cólica localizada nas costas. Vai e volta. Bom fui a emergência. Fiz uma eco e foi constatado um aborto. Não há feto, mas retos gestacionais de 2,7cm. Me indicaram uma curetagem pra fazer no mesmo dia. Como não era uma ginecologista eu resolvi não fazer. Hj vou marcar uma consulta como uma ginecologista mesmo e ver o que ela me aconselha. Ainda estou sangrando por isso tenho esperança de descer esse resto. Mas as dores são fortes e principalmente a noite.

    ResponderExcluir
  9. Descobri em uma ultra que o coracao do meu bebe ja nao batia mais,aborto retido.
    Foi em uma.maternidade mandaram esperar por cerca de 30 dias,mas nao me passaram nenhuma medicacao. Eu nao sangro, nao sinto nada... o que faco? Estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila vc tera que optar pela curetagem. boa sorte!

      Excluir
    2. eu também estou com um aborto retido e também nao estou sangrando hj fui a emergência para fazer a curetagem mas a medico dise que meu útero esta fechado e assim não da para fazer tem que esperar começas as contraçoes!!

      Excluir
  10. Olá descobri essa semana que o coração do meu bebê parou na 7 semana hoje estaria com 10 semanas, fui ate a maternidade e la me aconselharam a espera mais 15 dias pois ja tem 3 semanas que meu bebê veio a obito embrionario. Só que até o momento ñ sinto nada apenas pequenas colicas. Será que meu corpo vai expelir nesses 15 dias?

    ResponderExcluir
  11. Olá descobri essa semana que o coração do meu bebê parou na 7 semana hoje estaria com 10 semanas, fui ate a maternidade e la me aconselharam a espera mais 15 dias pois ja tem 3 semanas que meu bebê veio a obito embrionario. Só que até o momento ñ sinto nada apenas pequenas colicas. Será que meu corpo vai expelir nesses 15 dias?

    ResponderExcluir
  12. Aborto retido... estaria hoje com 10 semanas e parou de se desenvolver na sétima.
    Não consigo mensurar a minha dor. Minha vida parou, só sinto dor e dor e uma vontade imensa de morrer.
    Nenhum sangramento, nada. Me sinto a pior de todas as criaturas. Já são 11 dias de espera.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei psiuuuuu... Força!!!
      Eu sei que é difícil, estou passando pelo mesmo, mas eu sei que Essa criança veio Com uma missão, e essa missão já foi feita, por isso ele já se foi, mas saiba que Deus nunca dará um fardo maior do que vc possa carregar, até agora para mim é tudo mentira, mas eu sei que Deus que quis assim, e eu já me senti assim como vc, mas não foi a minha culpa, e sim a vontade de Deus, eu sei que é difícil mais tenha ânimo e confia que tudo dará certo!!!

      Excluir
    2. minha filha tem 31 anos ela estava grávida de dez semana o feto esta morto já tem uma semana a medica pedi-o pra ela espera em casa pra espeli mais ela tá com dor e com. escorrimento com mal cheiro e não desse a menstruação o que fazer numa situação dessa

      Excluir
    3. minha filha tem 31 anos ela estava grávida de dez semana o feto esta morto já tem uma semana a medica pedi-o pra ela espera em casa pra espeli mais ela tá com dor e com. escorrimento com mal cheiro e não desse a menstruação o que fazer numa situação dessa

      Excluir
  13. minha filha esta de dez semanas o coração do embrião parou de bate a medica pedi-o pra ela espera pra expelir só que ela esta com cólicas e dor de cabeça forte e nada de sangramento só um escorrimento com mal cheiro o que. fazer alguém já passou por isso e pode me explicar a médica mandou espera em casa mais tô preocupada

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. A duas semanas descobri que minha gestação não estava mais evoluindo, não houve formação do embrião. No dia seguinte ao ultrasson tive dois sangramentos, mas semana passada fiz outro ultra e não foi expelido. . A Go receitou Methergin, que causaria cólicas. . Não acho em lugar nenhum, até liguei no laboratório e confirmaram que está em falta.. A médica informou que posso aguardar ate 30 dias, mas a quatro dias não tenho colicas ou sangramentos. . Alguém sabe onde posso encontrar esse remédio? Não gostaria de fazer curetagem.. Obrigada e toda força para as famílias que estão na mesma situação. .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri na véspera de completar 10 semanas (04/03) q meu bb estava sem batimentos, parou de desenvolver com 9 semanas e 4/5 dias, bem nas vésperas do exame... minha GO pediu para aguardar 30 dias, com 3 semanas começou um pequeno sangramento (24/03) e hj já esta mais forte, mas sem sinal de embrião... Não quero fazer curetagem tbm, para não correr risco de machucar meu útero... como vc descobriu no primeiro trimestre, aguarde esses 30 dias, o corpo vai entender e agir naturalmente. Força para todas nós!

      Excluir
    2. Descobri na véspera de completar 10 semanas (04/03) q meu bb estava sem batimentos, parou de desenvolver com 9 semanas e 4/5 dias, bem nas vésperas do exame... minha GO pediu para aguardar 30 dias, com 3 semanas começou um pequeno sangramento (24/03) e hj já esta mais forte, mas sem sinal de embrião... Não quero fazer curetagem tbm, para não correr risco de machucar meu útero... como vc descobriu no primeiro trimestre, aguarde esses 30 dias, o corpo vai entender e agir naturalmente. Força para todas nós!

      Excluir
    3. Gisele procure por ergotrate q e a mesma coisa...se nao encontrar encomende na farmacia..boa sorte.

      Excluir
    4. Gisele procure por ergotrate q e a mesma coisa...se nao encontrar encomende na farmacia..boa sorte.

      Excluir
    5. Olá Gisele, ja encontrou a medicaçao? Eu comprei ergotrate, é do laboratório Biolab. Custa em torno de R$ 7,00

      Excluir
    6. Olá Gisele, ja encontrou a medicaçao? Eu comprei ergotrate, é do laboratório Biolab. Custa em torno de R$ 7,00

      Excluir
  16. Olá, meu nome é juliana e tenho 17 anos, ontem fui bater a primeira ultra que foi a transvaginal, chegando lá a mulher imediatamente disse que não tinha feto, que a visicula vitelinica estava irregular com 0,86cm e que o saco gestacional estava com 1,75cm e que estaria com 6 semana, não ouvi o coração do bebê é isso me doeu Mt, e hj vou ao hospital ver qual procedimento é o mais indicado pra mim, deus sabe de tudo, Deus livrou o bebê de sofrimento pois o pai o rejeitava antes msm dele nascer só pelo fato de não estar mais junto Cmg, não vou subestimar a vontade de Deus, o próximo que venha com Mt saude.😞😪

    ResponderExcluir
  17. Olá, tenho 37 anos e dia 22/04 descobri que estava grávida de 5 semanas. No dia 27/04 tivê uma pequena perda rosa clara. Dia 02/05 com a ecografia descobrimos um aborto retido. Estou esperando para eliminar naturalmente. Se passaram 6 dias mas não tenho dores nem sangramento. Estou com um pouco de medo!!!

    ResponderExcluir
  18. Olá, tenho 37 anos e dia 22/04 descobri que estava grávida de 5 semanas. No dia 27/04 tivê uma pequena perda rosa clara. Dia 02/05 com a ecografia descobrimos um aborto retido. Estou esperando para eliminar naturalmente. Se passaram 6 dias mas não tenho dores nem sangramento. Estou com um pouco de medo!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá, tenho 40 anos e estou tentando minha 2°filho. Em janeiro descobrir que estava com uma trompa obstruida e outra com aderência e com hormonios baixos. Segundo o médico, precisava realizar uma cirurgia para desobstruir as trompas e mesmo depois da cirurgia minha chance de gravidez era muito pequena.Mesmo assim iria fazer a cirurgia, pois era a chance que eu tinha para tentar meu segundo filho, afinal não tenho dinheiro para pagar uma FIV. Então marcamos a cirurgia para 19 de maio e antes da cirurgia dia 07 de maio, descobrir que estava gravida. Pulamos de alegria, era benção demais, engravidar sem nem precisar fazer a cirurgia. Rapidamente tentei marcar médico e fazer um ultrassom. Estava tudo bem, coração batendo, saco gestacional com contornos regularea e embrião desenvolvendo. Fiquei feliz demais, mas algo me preocupava, no meu dia do ultrassom fiz meu segundo exame de HGC e tinha evoluido pouco, ou seja o primeiro deu 3.063,00 e o segundo 4.416,00. Mas como havia feito o ultrassom e estava tudo normal, não preocupei tanto.Passando três dias do ultrassom, começou a sair uma borrinha de dentro de mim e foi aumentando aos poucos.Mas como algumas pessoas disseram que era normal, que em muitas gravidas isso acontecia fiquei mais relaxada.No dia seguinte ja com colicas e com a borrinha pouco mais , fui ao medico, fez um exame de toque e estava com o colo do utero fechado. Pediu um HCG e ultrasom, o resultado do HCG saiu primeiro e tinha diminuido bastante do ultimo, então ja comecei a chorar. O médico tentou tranquilizar, falando que sem o resultado do ultrassom, não tinha nada comprovado. Mas eu já sabia, HCG com 6 semanas nunca deve diminuir. Entao fui fazer o ultrassom e para minha tristeza total, o coraçãozinho não estava batendo mais, o contorno do saco gestacional estava todo irregular, o embriãozinho tinha ate crescido um pouco do ultimo ultrassom, mas não tinha mais vida. Sair da sala chorando, meu sonho tinha sido paralisado.Chorei muito e senti um vazio imenso, mas estou superando. Ontem sentir dores fortes de colicas e sangramento, como mestruação normal, mas ate agora não veio o fluxo grande de sangue. Tenho medico a tarde, para verificar minha situação, se farei curetagem ou se terei que aguardar mais tempo, até o embrião expelir. Disso tudo,Deus mostrou apesar do sofrimento, que posso sim engravidar, sem fazer cirurgia.Estou triste, mas estou superando.

    ResponderExcluir
  20. Ola estou passando pelo mesmo problema. Fui bater minha ultra do primeito trimestre e fui informada de que meu bb nao tinha mais batimentos. Havia parado com 7 semanas e eu estav com 9. Pediram pra que eu aguardasse em casa q iria expelir naturalmente. Passei a semaba indo de medico em medico e tds me disseram a mesma coisa. Pois o colo do utero estar fechado e ate agora nao tive sangramento nem dores.To com muito medo. Ja chorei muito. Agora tudo o que queria era resolver isso logo. A ultima medica q eu falei me pediu pra aguardar até sexta feira. Se nada aconrecer ela induzira o procedimento. Alguem sab de algum remedio ate caseiro q ajude?

    ResponderExcluir
  21. Ola estou passando pelo mesmo problema. Fui bater minha ultra do primeito trimestre e fui informada de que meu bb nao tinha mais batimentos. Havia parado com 7 semanas e eu estav com 9. Pediram pra que eu aguardasse em casa q iria expelir naturalmente. Passei a semaba indo de medico em medico e tds me disseram a mesma coisa. Pois o colo do utero estar fechado e ate agora nao tive sangramento nem dores.To com muito medo. Ja chorei muito. Agora tudo o que queria era resolver isso logo. A ultima medica q eu falei me pediu pra aguardar até sexta feira. Se nada aconrecer ela induzira o procedimento. Alguem sab de algum remedio ate caseiro q ajude?

    ResponderExcluir
  22. Fiquei muito feliz quando recebi a notícia, foi uma sensação incrível, o cuidado com seu lugar dentro de mim, escolher o que comer pra não te fazer mal, estava curtindo você, anciosa pra primeira ultrassom, e olhando e acariciando minha barriga,  se você seria menino ou menina pouco importava, o importante é que você estava ali! O cartão do Pré natal, era seu primeiro documento, pensar em você era tão bom!  Os dias passando, tudo tranquilo, sem enjôos, apenas a felicidade de te esperar... O grande dia da ultrassom, você era tão pequenino, mas seu coração pulsava, e foi emocionante... Dia 18/05/2016, fiz outros exames, estava tudo bem... Até chegar Quarta-feira, um pequeno sangramento marrom, falei pro Papai, ele disse se continuar vamos no médico, então passou um dia e contínuou, esse período não foi fácil passei alguns momentos difíceis... Na sexta fomos ao hospital uma doutora nos atendeu , ela fez o toque e simplesmente disse que havia machucado o colo do utero e estava cicatrizando... Mas continuou, e voltamos no Domingo, um doutor idoso, mas muito competente, ele tentou ouvir o coração, mas era muito pequeno, então, ele fez o toque, e disse é uma ameaça de aborto, volte amanhã por volta das  08:30 e faça uma ultrassom, assim fiz, era outro médico também competente, me encaminhou para ultrassom, o momento mais difícil, deitei na maca, esperançosa, feliz que eu iria ve- lo e que apesar do sangramento estaria tudo bem! Mas o médico da ultrassom muito friamente, começou a tirar as medidas e sem demora ele disse: " infelizmente eu tenho que te dizer que não há batimentos cardíacos. 
    Eu senti o mundo desabar, me vi em um túnel escuro e sozinha. Tive que me levantar e falar com o médico. Eu quase não o ouvia, mas quando ele disse, eu não posso afirmar ainda, uma isca de esperança brotou, ele pediu a última ultrassom, imediatamente liguei para meu marido para passar no laboratório e traze- lá, eu fui para o banheiro, dobrei os joelhos, coloquei as mãos na barriga, e disse aos prantos: " Ressuscita o meu filho, Deus Ressuscita o meu filho... Confiante, levantei- me, meu marido chegou com a ultrassom e o médico teve que repetir, infelizmente confirma o aborto pois o embrião involuiu... Ele perguntou se queríamos já fazer a cirurgia para retirar ou aguardar o organismo expelir, imediatamente eu disse que ia esperar. Eu acreditava no milagre, chegamos em casa, e ao deitar na cama de novo eu peguei a mão do meu marido coloquei-a na barriga e pedi para orar dizendo: Ressuscita nosso menino, em desespero fizemos isso. Eu estava confiante, apesar dos momentos de aflição. No dia seguinte me arrumei e fui ao hospital João XXIII na esperança de outro diagnóstico, e Deus simplesmente fez silêncio, nada mudou. E agora como vou encarar a Vontade de Deus, como entender a soberania de Deus. Dentro de mim, eu não quis murmurar, mesmo sem entender, mas eu não queria falar com ninguém, responder a ninguém, todas as vezes que vou ao banheiro, vejo um pedacinho de você indo embora, "filho porque você parou? A mamãe te fez alguma coisa? Perdoa a mamãe.".  Posso ter perdido você, mas a esperança de dias melhores me sustentam, a fé, a convicção do sacrifício de Cristo por nós, me faz acreditar que outros filhos virão e um novo amanhecer surgirá. Deus seja louvado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que deus te abencoe grandemente estou passando por esse momento de incertezas não. Sei seo meu bebe esta. Bem..só sei. Dzer que é. Um momento mto difícil. Quando se deseja um bebezinho.

      Excluir
  23. Estou aguardando meu organismo expelir, sempre que vou ao banheiro choro, por ver o sangramento leve, mas penso que é meu pequenino indo embora. Estava com 9 semanas... Alguém tomou o ergotare? Acham que devo tomar?

    ResponderExcluir